WEB3 – Internet com tecnologia blockchain

Autor: Telium Networks
Publicação: 28/01/2023 às 11:00

A web3 vem sendo responsável por criar grandes expectativas por conta das possibilidades de uso e aplicação das diversas tecnologias desenvolvidas nos últimos anos e como elas podem impactar de maneira revolucionária as nossas vidas. Mesmo quem não é familiarizado com o conceito da web3, com certeza já ouviu falar de assuntos relacionados como a internet das coisas ou metaversos, para ficar em dois exemplos bem populares.

A web3 nada mais é do que a terceira fase, ou terceiro período da internet, no qual os usuários ganham ainda mais protagonismo e é esse protagonismo que iremos abordar aqui. Antes, vale a pena compreender o que são os períodos da web1 e web2, que antecederam nosso momento atual, como se comparam e permitiram atingirmos o estágio de hoje.

 

Web1 - Os primórdios da web

A internet surgiu como uma resposta às demandas de segurança nacional, com destaque para os Estados Unidos. No período da guerra fria era importante ter em mãos um sistema de comunicação seguro e ágil entre os principais centros de dados e inteligência. Dessa forma, foi desenvolvida a Arpanet, a precursora da internet, que com o passar dos anos foi sendo disponibilizada primeiro para pesquisadores e depois para o público. A internet ganhou popularidade nos anos 90 e passou a ser um meio de veiculação de informação, apesar de ainda bastante estática.

 

Web2 - A primeira revolução das redes

No início da década de 2000 a internet passou por sua primeira evolução que foi a interação, potencializada pela criação das redes sociais. A partir de então, todos podiam conversar entre si e até produzir seu próprio conteúdo.

 

Web3 - Blockchain e a descentralização

A web3 tem como principal novidade a descentralização do compartilhamento das transações computacionais.

Isso só é possível por conta da tecnologia blockchain, que permite com que os usuários tenham maior controle de suas ações em detrimento das grandes corporações e do abuso do uso dos seus dados e informações, por exemplo. Para se ter uma ideia, atualmente, segundo pesquisa do Synergy Research Group, Google e Amazon juntos detém mais de 73% do mercado de armazenamento de dados em nuvem, a blockchain promete diminuir em muito esse percentual.

Essa revolução deverá impactar diversos aspectos de nossa vida no mundo digital e real como o uso de metaversos, a aplicação massiva da internet das coisas, movimentações no mercado financeiro e comércio, as criptomoedas e as NFT’s são bons exemplos disso, e tantas outras possibilidades que no momento não podemos sequer imaginar. Tudo seguindo a lógica de que não há mais a necessidade de agentes intermediadores nesses processos, como são hoje organizações financeiras e as gigantes tech.

Ainda é cedo para avaliarmos o tamanho do impacto que a web3 terá em nossas vidas e na humanidade, de forma geral. Se olharmos para trás perceberemos que as transformações que as redes sociais possibilitaram ainda vem gerando repercussões desde o começo dos anos 2000 até agora. Logo, é provável que só consigamos ter a real noção da importância da web3 em algumas décadas. Até lá, presenciaremos muita evolução, testes, falhas, aprendizados e quem enxergar as oportunidades primeiro pode ter uma grande vantagem competitiva nesse universo.