Entenda tudo sobre o uso de Link Dedicado para a sua empresa

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 01:46

No mundo contemporâneo, a internet se tornou essencial para as pessoas em quase todos os aspectos da vida (educação, comunicação, relacionamentos etc.). No mercado corporativo essa importância se torna ainda maior, pois o êxito e crescimento dos negócios depende muito das conexões, processos organizacionais e interações comerciais feitas pelo meio digital. Nesse contexto, o Link Dedicado se torna vital.

É fundamental contar com um bom acesso e conexão à web de forma potente, estável e eficiente para suportar as mais diversas aplicações, uploads e downloads de dados (áudios, vídeos, textos, fotos etc.), além da realização de videoconferências de qualidade e outras trocas de informações. Caso contrário, a produtividade da empresa poderá ser prejudicada com quedas constantes de sinal, interrupção de acessos a informações onlines, demora para baixar dados, reuniões e contatos com o público cortados e falhos e uma série de problemas que prejudicam o desempenho dos funcionários e de sua produção.

Para evitar esses transtornos, o uso de Link Dedicado é a principal ferramenta para garantir uma internet mais segura, estável e com performance. Isso ajudará a aumentar a agilidade e rapidez de processos, permitindo que os funcionários executem suas atividades de modo mais dinâmico, fluido e com menos estresse, afinal, internet lenta ou com intermitência costuma tirar muita gente do sério, ainda mais em processos críticos e urgentes.

Para você entender melhor como o Link Dedicado pode se tornar uma peça-chave na sua organização, a seguir fizemos alguns comparativos sobre seus tipos e sua eficiência em relação a alternativa mais comum do mercado, a banda larga. Além disso, você encontrará benefícios e outras funcionalidades que o tornam importante para as empresas. Continue lendo este artigo que preparamos e saiba mais!

1. Link Dedicado ou banda larga?

Um Link Dedicado, também conhecido como IP dedicado, consiste numa solução para corporações que necessitam de total garantia de velocidade e disponibilidade de conexão à web. Para que ocorra uma conexão com a web, um computador necessita trocar dados e informações com o provedor, o que ocorre por meio de um caminho exclusivo no Link Dedicado.

O Link Dedicado é uma conexão criada especialmente para o mercado corporativo e pode ser ofertado como serviço por Datacenters, operadoras de telefonia e empresas/provedores que atuem com Tecnologia da Informação (TI) nessa área.

Algumas das principais diferenças entre ele e a banda larga são: 

  • qualidade da conexão. Isso porque ele permite acesso mais estável, seguro, ágil e com escalabilidade elevada. Por meio dessa conexão, a organização fica conectada a uma porta roteadora, eliminando o tráfego de rede. 

  • menor tempo de reparo quando ocorre alguma interrupção. Por ser um serviço de perfil dedicado e corporativo, obriga-se um reparo em menor tempo, por parte do provedor de dados, que pode ser feito em até 4 horas, na maioria dos casos;

  • a disponibilidade de uso de endereços IPs (públicos e fixos) que são alocados exclusivamente para a rede da organização, permite que serviços de comunicação externa possam ser instalados e operados a partir da rede interna do cliente.

A internet compartilhada ou banda larga, como é mais conhecida, consiste em inúmeros usuários usando um mesmo caminho até o provedor para conseguir acessar a rede. Com tantos usuários (e empresas) tentando compartilhar e trocar dados e informações ao mesmo tempo, o sinal se torna muito concorrido e precário. Isso faz com que a velocidade diminua, ocorram oscilações, congestionamentos, interrupções e até quedas da conexão, podendo levar até 48 horas para ser restabelecido por completo. Quando o problema é de desempenho, pode-se levar semanas, visto a necessidade de troca de vários equipamentos para atender o aumento do nível de compartilhamento.

Com o Link Dedicado, devido à exclusividade, é possível ter melhor performance do sistema e do sinal, pois não existe esse tipo de compartilhamento e portanto não há congestionamento, o que permite à sua empresa poder contar sempre com a mesma velocidade, agilidade e estabilidade no acesso á internet.

Num comparativo direto, a estabilidade, velocidade e escalabilidade do Link Dedicado são muito superiores em qualidade e potência ao banda larga. Outro ponto a se destacar é que não há variação de velocidade da conexão mesmo em horários de picos quando muitos usuários estão interconectados.

2. Custo x Benefício de Link Dedicado e banda larga

É preciso avaliar bem as necessidades da sua empresa para adquirir a solução que melhor a atenda, analisando se os custos e impactos organizacionais por falhas e problemas na conexão à web não são maiores que o investimento a ser realizado. Se forem, um serviço de Link Dedicado é fundamental, sendo que 10 entre 10 profissionais de TI/Telecom aconselham o uso de internet dedicada quando o acesso à internet é considerado um fator crítico de sucesso do seu negócio (CSF – Critical Sucess Factor).

A internet banda larga tem menor custo mensal e de implantação, no entanto não é indicada para organizações que:

  • possuam alto tráfego de dados;

  • dependam de boa estabilidade para que seus processos ocorram efetivamente;

  • utilizem conexão com a internet como base fundamental de negócios, ou

  • utilizem a internet para transmitir voz, vídeo e realizar videoconferências nas quais é essencial uma conexão constante e de alta qualidade.

Um Link Dedicado ocupa os níveis superiores do espectro de desempenho, possuindo geralmente preços condizentes com o que entregam.

Nos dois casos (Link Dedicado e banda larga), o serviço é disponibilizado em bps (bits por segundo). Dessa forma, o usuário precisa também escolher qual plano atende melhor às suas exigências, preferências e necessidades. Geralmente em banda larga, ao contratar um plano, a velocidade entregue fica entre 10% e 30% do contratado. Já o Link Dedicado entrega 100% da velocidade total de navegação contratada.

3. O que um Link Dedicado oferece

Basicamente, o Link Dedicado oferece aos computadores de uma empresa um caminho sem imprevistos, obstáculos ou desvios, direto para o provedor, aos seus serviços de distribuição da web. Exclusividade e potência para os usuários navegarem na web, o que se converte em maior produtividade e performance a diversas aplicações B2B e B2C como vendas, consultas, busca de dados etc.

Ele é muito empregado por empresas que possuem dados críticos e que não podem passar por momentos sem acesso à internet devido a panes ou instabilidades. Por exemplo, corporações do setor financeiro que atuam com investimentos, em que poucos segundos fora de sistemas de transações onlines pode significar perdas de dinheiro e oportunidades, ou ainda hospitais que já utilizam a conectividade em transmissão de cirurgias guiadas, entre outros.

Um Link Dedicado oferece interferências e oscilações perto de zero, garantindo quase que a totalidade de disponibilidade e velocidade de navegação 24 horas por dia, sete dias por semana. Há também a simetria de transporte de dados, possibilitando a separação das bandas de upload e download. Isso significa que um link de 10 Mbps terá 10 Mbps disponíveis para upload, não prejudicando ou afetando os 10 Mbps de download. Dessa forma, o desempenho é muito superior ao de um link 10 Mbps de banda larga comum ADSL.

O suporte exclusivo para as empresas que contratam Link direto também é um grande diferencial, pois além da alta disponibilidade, a internet poderá ser restabelecida rapidamente caso ocorram imprevistos. Dúvidas sobre treinamentos de uso dos equipamentos de Link Direto também costumam ser atendidos prontamente. Todavia, é importante verificar os serviços da provedora e observar como ela atua nesses casos.

Já mencionamos acima os IPs fixos, porém vale acrescentar que eles podem garantir que o website, página ou blog da organização permaneçam estáveis mesmo tendo muitas visitas. Além disso, dá para se contratar serviços de certificação SSL para possuir e ampliar a segurança de dados e informações. Nesse ponto, é importante conferir quantos IPs o provedor ou operadora dão e verificar se oferecem assistência junto aos servidores internos.

4. Quando devo ter um Link Dedicado?

Um Link Dedicado é voltado para aquelas organizações que possuem muita demanda por um sinal de internet ativo, constante e estável, além alta velocidade de navegação.

Se sua empresa possui muitos processos e operações que dependem do ambiente online e, até mesmo, sistemas gerenciais ERPs (Enterprise Resource Planning) na nuvem (Cloud Computing), é importante contar com esse serviço. Isso porque uma falha na conexão pode deixar grande parte dos funcionários parados, sem poderem trabalhar ou consultar informações vitais para o bom desempenho de suas atividades, ou pior ainda, podem impossibilitar o fechamento de um negócio, perdendo não apenas a venda como também o cliente.

Quando a organização precisa de alta escalabilidade sem perda de qualidade do acesso, podendo ampliar no futuro o número de máquinas, também é indicado aderir ao Link Dedicado. Para isso, vale incluir na negociação com a provedora a possibilidade de adquirir mais IPs fixos no futuro ou contar com alguns reservados.

O uso de Link Dedicado também viabiliza o uso de serviços de telefonia mais em conta, como VOIP (Voz por IP), também conhecido como Telefonia Digital, e de videoconferências longas e em alta qualidade, já que garante um bom sinal e sua disponibilidade.

Para decidir a velocidade de banda que atenderá e suportará as exigências e necessidades da organização, é necessário levar em consideração a quantidade de máquinas (computadores, notebooks, tablets etc.) usados no ambiente de trabalho e a natureza das atividades feitas.

Geralmente, um Link Dedicado de 1 Mbps consegue dar conta das rotinas de uma pequena empresa com 10 a 20 funcionários, aproximadamente (somente acessando e-mails, navegando ou trocando mensagens). Para videoconferências, aplicações onlines (Cloud Computing), a já mencionada ligação VoIP, backup em nuvem e download/upload de vídeos e muitas fotos em HD, a banda deve ser mais ampla.

Quando o uso de Link Dedicado é peça chave do modelo de negócio da empresa, deve ser levado em consideração a contratação de uso on-demand, ou ainda a contratação de link de contingência, o qual atua somente em casos de queda do link.

5. Quais as vantagens do uso de um Link Dedicado

As vantagens do uso de um Link Dedicado são inúmeras, muitas das quais você já viu neste artigo. Mas para compreender melhor, veja alguns dos benefícios principais de forma detalhada:

5.1. Maior performance no acesso à web e melhor monitoramento

A performance dos computadores no acesso à web se mantém elevada graças à qualidade da conexão. Também é possível realizar o monitoramento e gerência ininterrupta do tráfego, bem como dos sistemas que executam ou coordenam o Link Dedicado.

Esses pontos ajudam a elevar a confiabilidade do serviço, garantindo melhor nível de disponibilidade, ou SLA (Service Level Agreement).

5.2. Maior estabilidade e disponibilidade na conexão

Uma conexão não compartilhada tem menos chances de sofrer com falhas e instabilidade, pois é exclusiva. As provedoras e operadoras costumam estipular em contrato a porcentagem de disponibilidade que a internet deverá ter, o que geralmente fica acima de 99%.

A disponibilidade, como já mencionado, é plena e contínua, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados. Isso se traduz em aumento da produtividade dos funcionários e melhores resultados organizacionais.

5.3. Controle pleno de banda

O controle da banda de internet é pleno, o que é vital em momentos em que o fluxo de dados de diferentes setores sofre grande aumento. Com o Link Dedicado, dá para se ter total controle da quantidade de banda usada sem interferir ou limitar o tráfego de informações. Os principais provedores de Link Dedicado do mercado disponibilizam um painel de controle para visualizar em gráfico o perfil de utilização da banda.

5.4. Velocidade simétrica

Diferentemente de um plano de internet compartilhada tradicional, no qual a velocidade de download é muito acima da velocidade de upload, em um Link Dedicado ambas são iguais e não interferem uma na outra. Dá até para se usar as duas em sintonia, ao mesmo tempo, sem que uma interfira na outra e prejudique a velocidade.

5.5. Maior monitoramento do link

O link é monitorado frequentemente para que não ocorram quedas e falhas de sinal e conexão, diminuindo os riscos. Numa conexão tradicional, é o usuário final que nota quedas parciais de velocidade ou queda total do acesso. Após isso, ele é quem deve ir atrás da operadora para solicitar a correção do sinal e sanar o problema. Isso gera perda de tempo, pois além de ter de entrar em contato, ele terá, muitas vezes, de esperar um tempo até o sinal ser restabelecido ou marcar e aguardar uma visita técnica. Alguns

5.6. Maior capacidade de resolução de problemas

Como notado acima, num Link Dedicado, quando há uma falha ou problema, o tempo de espera é muito reduzido, chegando a apenas algumas horas ou minutos. Todavia, em planos convencionais de internet compartilhada, o atendimento nem sempre dá conta de ir até o usuário em menos de um dia (24h).

Outro ponto é que a equipe que atua com Link Dedicado geralmente é mais especializada e preparada para corrigir falhas no sinal e acesso à web.

5.7. Equipamentos de última geração

Muitos provedores empregam equipamentos modernos de última geração para fornecerem os serviços de Link Dedicado. Entre eles, temos rádio licenciado e fibra óptica exclusiva, que melhora o fluxo de informações e a qualidade do acesso, dando maior velocidade e estabilidade às conexões. Há situações em que, para elevar ainda mais a estabilidade e disponibilidade, provedores aumentam o número de dispositivos.

5.8. Ótimo custo-benefício

Se levarmos em consideração as necessidades crescentes de um bom acesso à web, dá para se perceber que há um ótimo custo-benefício na adoção de Link Dedicado, ainda mais para empresas que precisam manter suas operações funcionando por meio da web.

Com o advento de novas tecnologias, como Cloud Computing, Big Data, Business Intelligence, IoT (Internet das Coisas) entre outros, a importância de uma boa conexão à web tem se intensificado. A própria expansão dos dispositivos móveis causou um profundo impacto na forma como os negócios são realizados hoje em dia, elevando o papel da rede mundial de computadores a um patamar de destaque.

Além disso, com as redes e mídias sociais cada vez se tornando mais presentes no cotidiano de clientes e fornecedores, contar uma boa presença online é vital para os negócios. Por isso, investir num suporte e num serviço que permita um acesso eficaz e de qualidade é fundamental. Desse modo, cabe à gestão de TIum importante papel na decisão de uma solução que garante uma boa navegação na internet para os funcionários da empresa.

Hoje em dia, a internet tem praticamente a mesma importância que outros recursos vitais para as empresas, como energia elétrica, água e telefonia. Por isso, ela necessita de grande disponibilidade e alta velocidade, bem como pouquíssimas oscilações, ruídos e interferências para que possa ser usada com toda a sua potencialidade pelas organizações. Tudo isso deve ser levado em consideração pela TI na decisão pelo link de internet a ser adotado.

Caso contrário, muitas oportunidades poderão ser perdidas, inclusive em momentos de pouco acesso à web devido à precariedade da solução existente. O Link Dedicado não só otimiza o acesso à rede mundial de computadores, como mantém esse acesso em alta, com boa qualidade e estabilidade independentemente do horário — se em momentos de picos, de madrugada etc.

Além disso, é importante buscar a melhor condição de navegação e uma excelente prestadora de serviços, que atue como verdadeira parceira no fornecimento do acesso. Novamente, é preciso reforçar a necessidade de se observar o tamanho da empresa, o número de colaboradores e o volume de tráfego de dados na hora de se buscar uma solução de Link Dedicado. Tudo para escolher a melhor alternativa do mercado.

Quer ter acesso a mais conteúdo como esse sobre Link Dedicado? Então não perca tempo, nossa newsletter e receba em seu e-mail avisos e informações sobre nossas novas postagens do mundo da tecnologia!