Veja como o cloud computing melhora os processos nas empresas

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 11:48

Foi-se o tempo em que precisávamos ter um bom espaço na empresa para guardarmos arquivos em papel, disquetes, CDs, DVDs e dezenas de máquinas de armazenagem, correndo o risco de perdermos tudo de uma hora para outra. 

Hoje, as ferramentas online já são realidade nos ambientes de trabalho, e trazem ótimos benefícios. 

Com o cloud computing (computação em nuvem), o armazenamento, acesso e compartilhamento das informações tornaram os processos nas empresas bem mais simplificados, evitando muitas dores de cabeça e gastos desnecessários. 

Você ainda tem dúvidas sobre os reais benefícios que as ferramentas online podem oferecer? Então continue lendo este post e confira suas principais vantagens para o seu negócio!

1. Reduz os custos na empresa

De fato, a cloud computing é um investimento perfeito para empresas que desejam se modernizar e, ao mesmo tempo, reduzir gastos. Realizar o seu trabalho por meio de um software via internet lhe permite economizar várias despesas, como:

  • aquisição de computadores potentes para armazenagem dos dados;
  • contratação de pessoas especializadas na operação dos computadores;
  • renovações de licenças e garantias desses equipamentos;
  • conta de energia, já que não será preciso um sistema potente de ar-condicionado para manter as máquinas em pleno funcionamento;
  • aquisição de servidores e serviço de apoio e suporte técnico (help desk).

Grosso modo, a cloud computing funciona de um jeito muito simples: basta enviar os arquivos do seu computador para a plataforma virtual e pronto.

Assim, todos os dados — arquivos, programas e recursos de computação (como processamento ou memória, por exemplo) — estarão seguros. E de uma maneira bem mais econômica, pois você só paga pelo que for utilizar. 

Além disso, se você quiser aumentar o espaço de armazenamento, basta pagar pelo serviço correspondente, sempre sem a necessidade de adquirir algo físico.

2. Traz flexibilidade, mobilidade e escalabilidade ao seu negócio

Em tempos de home office — em que empresas contratam colaboradores para trabalharem de casa ou em viagens a trabalho — a cloud computing é a solução ideal para proporcionar a plena integração e mobilidade de toda equipe.

Os dados salvos na nuvem podem ser acessados a qualquer hora, local e em diversos dispositivos com acesso à internet, como smartphones, tablets e notebooks, proporcionando total mobilidade dos arquivos.

Em relação à flexibilidade, a cloud computing também proporciona autonomia de decisão quanto ao aumento ou redução da infraestrutura na nuvem. 

Ou seja, quando for preciso diminuir ou aumentar os serviços oferecidos pela empresa que irá disponibilizar o software na nuvem, tudo poderá ser feito de forma simples, rápida e sem contratempos.

E isso proporciona, ainda, uma escalabilidade para o seu negócio: à medida que sua empresa cresce — tanto em quantidade de colaboradores quanto em demanda de trabalho e de arquivos a serem armazenados —, o software na nuvem crescerá junto, de forma automatizada.

3. Aumenta a produtividade de toda a equipe

Com as ferramentas online, a equipe de TI não mais sofrerá com servidores lentos, falta de informações, sistemas legados ou sobrecarga de trabalho por conta da enorme infraestrutura tradicionalmente montada.

A computação em nuvem fará com que os colaboradores trabalhem de forma sincronizada, com acesso a todos os arquivos necessários e em uma plataforma de comunicação completamente otimizada.

Além disso, os dados podem ser facilmente compartilhados entre os setores, fazendo com que todos os departamentos da empresa se beneficiem da computação em nuvem. Sem dúvidas, a comunicação é amplamente facilitada.

Se a área administrativa precisa enviar informações e solicitar alterações ao departamento financeiro, por exemplo, tudo pode ser feito na própria nuvem. Sem downloads, uploads ou impressões desnecessárias. 

E, com a equipe mais produtiva, o trabalho dos gerentes e proprietários também renderá mais.

Assim, eles poderão focar em estratégias de negócios para o crescimento da empresa e no investimento de novos projetos, ao invés de solucionar problemas operacionais e de infraestrutura. Toda a empresa sai ganhando.

4. Proporciona mais segurança para a empresa

Com certeza, esse é um dos grandes benefícios da cloud computing.

Na contramão de alguns inconvenientes que podem acontecer com servidores físicos — como problemas técnicos nos computadores, alagamentos ou até incêndios —, a armazenagem em nuvem é uma das ferramentas online da mais alta tecnologia em relação à segurança das informações.

Para isso, é utilizado o sistema de criptografia — também adotado pelos bancos —, que protege todos os dados na nuvem. Além de softwares que auxiliam na prevenção de invasões e extravio de dados.

Além disso, é possível realizar backups frequentes e automáticos, e toda a estrutura é monitorada pelo cliente e pelo fornecedor. 

E, em casos de armazenamento de dados confidenciais, existe ainda a opção da criação de um sistema de cloud privado, ao qual apenas os funcionários da empresa têm acesso, garantindo total sigilo das suas informações.

5. O fornecedor assume um compromisso com a sua empresa

O modelo de cloud computing proporciona também uma evolução no relacionamento entre o fornecedor do sistema e a empresa que o contrata. Afinal, não basta apenas vender o sistema e deixar todo o funcionamento por conta do cliente, sem suporte.

Agora, a excelência do serviço prestado deve ser ininterrupta, garantindo a continuidade do contrato. Até porque, caso contrário, a troca de fornecedor é simples, e não trará grandes impactos ao seu empreendimento.

6. Traz uma solução sustentável ao seu negócio

Atualmente, um dos requisitos essenciais para se destacar no mercado é trabalhar de forma sustentável, reduzindo despesas e desperdícios. E isso pode, inclusive, aumentar o valor de mercado do seu negócio, gerando maior visibilidade em meio à concorrência.

Diante disso, o sistema de cloud computing proporciona a redução da conta de energia, de espaço, de computadores, de refrigeração e, inclusive, de liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

Além, é claro, da economia de papel e custos com impressões, já que os documentos poderão ser compartilhados na própria nuvem.

E, aí, gostou de conhecer esses benefícios da implantação do sistema de cloud computing em sua empresa? Agora, o próximo passo é pesquisar os melhores planos e serviços oferecidos e planejar como será a migração e a estrutura para a sua demanda.

Saiba que a Telium Networks pode te oferecer as melhores soluções nessa área. Além de outras ferramentas online para alavancar ainda mais o seu negócio, como link dedicado, PABX-IP, e-mail híbrido, colocation e hospedagem de sites.

E, caso queira receber ainda mais informações sobre esse e outros temas relacionados a TI, aproveite para assinar a nossa newsletter!