Vantagens em usar alocações de servidores

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/09/2019 às 12:00

O servidor é o coração da rede de armazenamento, troca e acesso de informações de uma empresa ou de suas filiais. Ao longo dos anos foram sendo desenvolvidas diversas soluções para otimizar todos os processos que envolvem o assunto com o objetivo de reduzir os custos, aumentar o desempenho ou melhorar a segurança.

Atualmente a maioria das empresas opta pelo investimento em servidores físicos, localizados dentro de suas dependências ou pelo modelo em nuvem, contratado junto a prestadoras de serviço. Vamos falar a seguir, sobre as características desse segundo modelo e mostrar como a alocação de servidores pode ser vantajosa para a sua empresa.

 

 

  • Praticidade e espaço físico

 Alocar seu servidor em nuvem traz praticidade para sua empresa pois não trabalha com equipamentos dentro do seu espaço físico, assim, você economiza tempo de instalação e espaço.

 

 

  • Economia

Como não é necessário o investimento em equipamento, escolher por um servidor alocado traz economia logo no momento em que o contrato é fechado. A empresa passa a contar com a prestação do serviço sem precisar adquirir hardwares que podem ter um grande impacto no orçamento.

Um ótimo exemplo disso seria uma rede de varejo com um servidor próprio em cada loja. O custo de instalação e manutenção aumenta de acordo com o tamanho da rede o que torna essa solução inviável. Com um servidor alocado, todas as unidades recebem o mesmo padrão de serviço, conexão e troca de dados, sem a necessidade de investimento físico nesse setor.

 

 

  • Versatilidade

 O servidor alocado traz também uma maior versatilidade na qualidade e preço dos produtos oferecidos. É possível, de maneira muito mais rápida, dar um upgrade, ou mesmo um downgrade, em seu plano de um mês para outro, o que é muito mais difícil e custoso no caso de a empresa ter um servidor físico próprio. Assim fica mais fácil evitar o desperdício e eventuais sobrecargas no sistema que podem levar a horas sem trabalho e prejuízos. Essa característica é muito importante para negócios afetados pela sazonalidade, que possuem alta demanda em épocas específicas do ano.

 

 

  • Escalabilidade

Com um servidor alocado é possível crescer de maneira rápida pois você conecta uma ou mais filiais aos servidores em nuvem. Como se está trabalhando com servidores em nuvem, integrar novas estações de trabalho, ou filiais, é uma ação praticamente instantânea que vai agilizar a escalabilidade da conexão entre a empresa.

 

 

  • Suporte

Quando sua empresa contrata um servidor alocado, todo o suporte é garantido pela contratada, o que traz um atendimento padronizado e com o custo incluído no plano adquirido.

 

 

  • Segurança

Por estar restrito fisicamente, um servidor físico é, em teoria mais seguro do que um alocado, porém, mesmo nesses casos não há infalibilidade, já que ele está conectado a outros aparelhos (computadores, smartphones, tablets...) com acesso à internet e suas ameaças, carecendo também de cuidados a esse respeito. Por outro lado, o servidor alocado conta com sistemas de segurança programados por profissionais especializados e atualizados, preparados para neutralizar as tentativas de invasão e demais perigos.

Para contratar o serviço ou tirar mais dúvidas sobre o tema, entre em contato agora com um de nossos representantes pelo chat, o atendimento funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Você também pode entrar em contato por telefone ou via formulário neste LINK.