Scrum máster – A chegada da moda “ágil”

Autor: Telium Networks
Publicação: 30/01/2023 às 11:00

Quem não gostaria de produzir mais em menos tempo? Focar as energias e conseguir alcançar os melhores resultados com sua equipe de trabalho? O método Scrum pode ajudar times a atingir esses objetivos!

Conhecido como uma metodologia ágil, o Scrum reúne uma série de ferramentas que auxiliam na organização das tarefas operacionais de uma equipe de trabalho para que pequenas metas sejam alcançadas e, ao final do processo, tudo o que foi proposto realmente saia do papel dentro do cronograma esperado. Vale ressaltar que o Scrum pode ser aplicado a projetos das mais diversas áreas como RH, financeira, marketing, jurídica, entre outras.

Sua primeira utilização, onde surgiu a metodologia, foi em projetos de desenvolvimento de softwares, que por serem produtos complexos, possuem muitos passos, às vezes também muito grandes, para a sua conclusão. Além disso, o mercado de softwares é especialmente dinâmico, o que faz com que sejam necessárias sempre mudanças repentinas e ágeis em seus projetos de desenvolvimento.

Para solucionar essas demandas, o Scrum traz como proposta dividir as execuções dos grandes passos em tarefas menores de períodos pré-determinados, de semanas ou quinzenas, por exemplo, para facilitar o seu controle, monitoramento e adaptação. Na metodologia esses períodos são chamados de sprints.

 

Metodologia Scrum - organizando os sprints

Para conseguir organizar de forma eficaz os sprints de uma forma que faça sentido para o projeto, o primeiro passo é fazer o chamado backlog, que é a lista de todas as tarefas necessárias para a conclusão do projeto. É a partir dessa lista que são selecionados os sprints que entrarão no próximo ciclo de entrega da equipe.

Pronto! Feita essa organização, é chegada a hora de colocar a metodologia em prática, e é nesse momento que o diferencial do Scrum pode ajudar. O ciclo de entrega de um sprint consiste na realização de quatro “cerimônias” que tem como objetivo tornar o processo mais eficaz. São elas o planejamento de sprint, o daily scrum, a revisão de sprint e a retrospectiva de sprint.

Resumidamente, o planejamento de sprint é o passo inicial, onde é definido o que será executado ao longo do sprint, o daily scrum são reuniões diárias de acompanhamento, com duração de cerca de 15 minutos, nas quais a equipe se atualiza sobre os avanços e dificuldades no processo até aquele momento, a revisão de sprint acontece no final e é realizada para que as entregas sejam apresentadas, já a retrospectiva de sprint tem como objetivo discutir como se deu o processo, identificar falhas e possíveis melhorias para os próximos ciclos.

 

Scrum - Quem participa?

O modelo clássico da metodologia Scrum abrange três integrantes: o product owner (PO) ou gerente de produto, o scrum master e a equipe, cada um com seu papel dentro do processo.

O PO é o responsável o responsável pela entrega, pelo produto daquele ciclo ou mesmo de todo o projeto, dependendo da característica do ambiente. Essa é a pessoa que melhor domina o mercado e possui o melhor entendimento sobre o negócio em questão.

O scrum master é o especialista na metodologia Scrum, possuindo a atribuição de ensinar a aplicação da metodologia e estar à disposição para eventuais consultas sobre essa execução.

A equipe, por sua vez, irá executar o projeto, sendo responsável pelas entregas e também por contribuir para melhorias dos processos para os próximos ciclos.

Em contextos que demandam agilidade e adaptabilidade, a metodologia Scrum pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar a aumentar a produtividade de sua empresa.