Robotic Process Automation – o que é?

Autor: Telium Networks
Publicação: 22/10/2021 às 11:00

O futuro está chegando e aos poucos algumas tarefas deixam de exigir atenção humana para serem completamente automatizadas. Esse processo garante uma grande redução de custos e aumento na eficiência de uma empresa.

Automatização

A automatização de processos virtuais pode ser feita de diversas maneiras, com a maioria delas recorrendo a programas específicos, desenvolvidos para aquela tarefa, que usa e executa um “script” de ações automatizadas.

O “script” funciona como uma cadeia de comandos que serão realizados em sequência lógica pela máquina e devem ser precisamente programados para que a função seja executada corretamente.

Por exemplo, se você quer que um programa faça a soma das suas notas fiscais, o script terá que descrever precisamente ao programa como localizar as notas, abrir cada arquivo, selecionar os campos corretos, executar a função de soma e devolver o resultado.

Você pode programar esse processo para ser executado sempre que uma nota nova for inserida no banco de dados e enviar o resultado para a equipe de contabilidade.

Claro, este é um exemplo bem rudimentar do que pode ser feito, e existem muito que pode ser realizado com um script bem feito.

Robotic Process Automation

Diferentemente do script, o RPA utiliza BOTs (robôs virtuais) e IAs (inteligências artificiais) para automatizar um processo. Diferentemente dos scripts de automatização, o RPA não segue apenas uma linha lógica programada previamente.

O RPA aprende diretamente da interface gráfica do usuário, ou seja, ele vê todas as ações que o operador humano está realizando e aprende como realizar a mesma tarefa. Esse tipo de tecnologia permite a automatização de funções mais abstratas e complexas, que de outra forma não poderiam ser realizadas por um simples script de ações repetitivas.

Outra grande vantagem do RPA é que você pode usar as primeiras versões para treinar as próximas e selecionar as opções mais eficientes, em um processo similar à seleção natural.

Com isso, o ganho de eficiência da empresa pode crescer exponencialmente para atender maiores demandas.

O dilema dos empregos

Com o avanço da automatização, questões sobre a manutenção de empregos começam a surgir naturalmente, afinal, se um “robô” vai substituir a mão de obra, o que irá acontecer com as pessoas que dependem desses empregos?

Muito embora a automatização esteja, de fato, tornando diversas vagas obsoletas e tomando alguns postos de trabalho, também é verdade que este processo está criando diversas novas oportunidades e vagas que antes não existiam.

Toda grande revolução tecnológica irá destruir e criar novas vagas e o mercado continuará se adaptando. Foi verdade com a revolução industrial e a tomada do mercado das manufaturas e é verdade agora com a automatização.

Já é realidade para nós e para você

Muitos serviços que você nem imagina já estão utilizando essas tecnologias. Mesmo aqui dentro da Telium, existem tarefas que seriam impossíveis sem o auxílio de inteligências artificiais. Por exemplo, a tecnologia de firewall da Fortinet que utilizamos para nós e nossos clientes, utiliza uma I.A avançadíssima para combater as principais ameaças virtuais.

Mesmo em setores mais comuns do dia a dia, como uma breve navegação na internet, está sendo influenciada diretamente por essas tecnologias.

Vivemos em um tempo de grandes avanços e nunca se sabe a próxima ideia incrível que pode se tornar realidade.