Regras do outsourcing – onde posso fazer?

Autor: Telium Networks
Publicação: 30/09/2022 às 11:00

Otimizando o TI da sua organização com o outsourcing

Para compreender como a aplicação do outsourcing do TI em sua organização pode ser vantajoso e em quais momentos ele não é vamos levar em consideração que o outsourcing é, em linhas gerais, a terceirização de determinado serviço, como pode ser o caso da área de TI de uma empresa.

A terceirização de uma área ou departamento em empresas é utilizada para otimizar os seus resultados e diminuir os custos, por meio da especialização e do know-how importado. Com o outsourcing a dinâmica é parecida e o outsourcing no TI tem peculiaridades que trazem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em contas na hora de escolher por aplica-lo, ou contar com uma equipe de TI interna.

Ao final do texto o intuito é que você tenha uma maior gama de referências para tomar essa decisão de forma embasada.

Vantagens do outsourcing

Assim como nas demais terceirizações, uma vantagem óbvia do outsourcing da área de TI é a redução de custos. Além disso, os serviços oferecidos por empresas especializadas são sob demanda, o que permite que eles escalem de acordo com as necessidades da empresa, aumentando sua adaptabilidade em relação a uma equipe interna, que em momentos de crescimento ou de inovação vão carecer de incremento de pessoal ou treinamento e nos momentos de redução serão um custo fixo ou demandarão um corte de pessoal.

Atrelada à redução dos custos, que também deve ser levada em conta no que se refere aos encargos trabalhistas de maneira geral, está a especialização dos serviços prestados, já que as empresas que oferecem esse tipo de suporte são credenciadas para tal, tanto em relação a seu capital humano quanto a seus softwares e equipamentos.

É possível relacionar ao que já foi mencionado o ganho de tempo. A organização que opta pelo outsourcing investe seu tempo uma vez, na contratação do prestador de serviço, e nas renovações ou adições no contrato. O RH não dispende tempo e recursos em processos seletivos e desenho da equipe, caso a opção fosse por uma área de TI interna.

Por outro lado, como dizem, “nem tudo são flores” e a implementação do outsourcing da área de TI requer alguns cuidados.

Outsourcing – cuidados necessários

Os dois principais pontos de atenção para uma implementação bem-sucedida do outsourcing na área de TI de uma organização são o controle à distância e a segurança.

É plenamente compreensível que perder o controle físico, ou próximo, de sua rede e sistemas pode causar desconforto nos gestores. Entretanto, os acontecimentos dos últimos anos têm feito com seja considerado cada vez mais normal o trabalho à distância e com o TI não é diferente. As principais ferramentas de gestão da TI de uma organização já são, ou podem ser, operadas há muito tempo de forma remota, e forma segura. O que nos leva para o segundo tópico que é justamente a segurança.

Em relação à segurança, a principal medida que a contratante deve tomar é pesquisar a reputação da contratada, o tempo de resposta dos chamados, eventuais reclamações e seu posicionamento no mercado.