Por que minha empresa realmente precisa de um firewall?

Autor: Telium Networks
Publicação: 17/08/2020 às 10:18

Se você acessa a internet certamente já leu alguma matéria ou comentário sobre “Fotos vazadas” de alguma celebridade. Talvez já tenha visto notícias sobre servidores de empresas terem sido hackeados e várias informações sensíveis sendo roubadas.

O fato é, se você está conectado, em algum nível, você está exposto e essa máxima vale tanto para pessoas como empresas.

O nível de danos possíveis, porém, são bem diferentes.

Enquanto o usuário comum é responsável apenas pela própria informação, uma empresa lida com dados de diversas pessoas e entidades, tornando-a um alvo muito mais interessante do que um indivíduo isolado.

 

O que é um firewall?

O firewall (parede de fogo) age exatamente como o nome sugere, formando uma barreira que protege seus dispositivos de acessos indesejados.

Na informática os firewalls podem ser softwares (programas) ou equipamentos específicos que controlam os pacotes de dados que entram e saem do dispositivo ou servidor em que está instalado.

Assim, é possível bloquear acessos maliciosos ou suspeitos, preservando a integridade dos dados.

Programas de firewall

Como padrão, os sistemas operacionais disponíveis no mercado já possuem aplicações de firewall, assim como diversas aplicações empresariais possuem opções de firewall próprias para fornecer maior segurança aos usuários do serviço.

Outra opção que é possível encontrar na internet são aplicações de empresas totalmente dedicadas as produzir e manter programas de firewall avançados.

Não é incomum também que empresas com um grande volume de máquinas operando na internet utilizem computadores específicos para o firewall, coordenando através dele todas as regras de tráfego online da empresa, ou seja, através desse computador é possível definir qual o nível de acesso as máquinas terão à internet e qual o nível de acesso externo será permitido chegar até as máquinas, isso, de maneira individual para cada máquina da empresa.

Nesse caso, é responsabilidade da equipe de TI definir quais serão as regras de acesso do firewall.

É possível também controlar individualmente as “portas” de acesso dos aplicativos da própria máquina, ou seja, através do firewall o usuário pode decidir quais programas poderão acessar a internet ou não.

 

Hardware como firewall

É improvável que um usuário doméstico possua hardware de firewall em casa, e também, pouco necessário.

No caso das empresas, dependendo do porte, elas obrigatoriamente terão equipamento de firewall.

O uso de equipamento específico de firewall está atrelado ao número de solicitações que ele será capaz de responder em um determinado tempo, sendo muito superior ao uso de aplicativos, que devem compartilhar poder de processamento com os outros programas que estão rodando na máquina.

Isso garante agilidade para lidar com os acessos e evita o atraso na execução de tarefas dentro da empresa.

 

Minha empresa realmente precisa de um firewall?

Há alguns anos talvez houvesse espaço para debates sobre a necessidade da contratação de serviços dedicados de firewall, porém, hoje, a resposta é necessariamente sim!

O grande motivo por trás disso é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que obriga as empresas a proteger de maneira adequada os dados de seus clientes e colaboradores, sob a ameaça de multas pesadas em caso de descumprimento ou negligência.

Mesmo se desconsiderarmos a lei, é difícil fazer um contra-argumento ante a necessidade de proteger o patrimônio digital de uma empresa, considerando que vazamentos e ataques maliciosos podem comprometer valores muito altos para que valha a pena economizar nesse setor.

Talvez uma discussão mais honesta seja o quanto você deve investir em firewalls.

Neste caso, é necessário avaliar de maneira adequada o tráfego de dados da empresa.

Para aquelas de menor porte e com um volume moderado de tráfego de dados, firewalls em software até um micro dedicado ao firewall devem ser suficientes, porém, para empresas maiores, é necessário ter equipamento e administração adequados à demanda.

Por isso, se a sua empresa necessita de um serviço especializado de firewall, entre em contato com a Telium e fale com a nossa equipe e descubra qual a melhor opção do mercado disponível para a sua empresa.