Para que serve o VPN e quando devemos usá-lo no celular?

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/08/2020 às 10:18

Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada. Estritamente falando, a VPN é um mecanismo que delimita a comunicação entre aparelhos apenas para aqueles que tem as credenciais necessárias.

A privacidade, não só da pessoa física, mas da pessoa jurídica, é um tópico recorrente na era digital e a busca por alternativas seguras para a transmissão de dados é constante.

 

O que é VPN?

Afinal, o que é a Rede Virtual Privada?

A VPN é uma estrutura de rede privada montada em cima da rede pública de internet, de forma que a companhia crie um ambiente virtual para acesso exclusivo dos colaboradores e parceiros que possuam as credenciais fornecidas pelo dono do ambiente.

 

Para que serve?

De maneira simplista, a VPN é utilizada para ligar dois pontos através da internet de maneira segura.

 

VPN dentro do ambiente corporativo

Por meio dela é possível conectar matriz, filiais e funcionários em home office de maneira eficiente e barata.

Aliás, custo esse que se torna o principal diferencial da tecnologia quando comparada aos recursos concorrentes como o link dedicado. Que apesar de ser tecnicamente mais seguro, possui um custo mais elevado.

Porém, com o uso de protocolos adequados, uma equipe competente pode montar um ambiente altamente seguro e manter os protocolos e criptografia constantemente atualizados através de relatórios gerados por serviços de monitoração de vulnerabilidades.

O acesso remoto também economiza tempo com serviços que podem ser realizados remotamente, evitando deslocamento desnecessário de pessoal.

E graças a utilização de redes públicas, o alcance do ambiente virtual possui poucas limitações.

 

A VPN fora do ambiente corporativo

A VPN não se limita às grandes corporações, na verdade, muitos dos seus usos são feitos fora desses ambientes.

O uso doméstico voltado para segurança cresceu nos últimos anos, e cada vez mais pessoas buscam serviços para não terem seus IPs e consequentemente seus equipamentos facilmente rastreados, criando um obstáculo enorme para o roubo de informações.

Outro uso doméstico comum de serviços de VPN é para o acesso de conteúdo geograficamente restrito, ou seja, através de uma máscara de IP gerada pelo VPN, é possível passar-se por um acesso de outro país, acessando efetivamente conteúdos que estão disponíveis apenas para conexões de determinadas regiões.

No caso dos e-sports, o uso de VPN para acessar rotas mais estáveis de conexão entre o jogador e o servidor é uma prática popular e muito utilizada.

 

A VPN nos aparelhos móveis

 A utilização de VPN em aparelhos tem vantagens tanto para o uso profissional como pessoal.

A principal vantagem, que engloba os dois espectros é a segurança. Com as constantes notícias de vazamento de dados e informações é esperado que os usuários queiram se proteger e utilizar serviços de VPN pode ser uma excelente maneira de garantir a integridade de informação.

Para os mobiles, especialmente quando conectados em redes de wi-fi públicas, existem diversas vulnerabilidades que podem ser exploradas por usuários maliciosos, que podem tentar invadir o aparelho ou deixar malwares que irão afetar os usuários que se conectem àquela rede específica.

O uso de VPN, mesmo não sendo um ambiente privado empresarial, pode ser feito como um serviço, com opções grátis e pagas disponíveis no mercado para usuários que querem acessar rotas mais rápidas de navegação ou proteger suas informações.

Para o uso privado, a utilização da VPN mobile é uma forma de manter-se conectado com o ambiente da companhia quando necessário, o que facilita a resposta para problemas ou demandas urgentes.

 

Quando contratar um serviço de VPN?

Com os constantes riscos da navegação desprotegida, em uma situação ideal, todos deveriam ter um serviço de VPN contratado como forma de segurança, ter informações expostas por usuários maliciosos podem causar grandes prejuízos monetários e pessoais.

No caso das empresas que desejam ter um ambiente de conectividade segura e ágil com seus colaboradores e parceiros, essas têm no VPN uma opção com o custo relativamente menor do que as demais opções, ao passo que mantem um alto nível de segurança e usabilidade.

O fato é, seja criando um ambiente VPN empresarial ou utilizando um serviço de VPN, em 2020 a tecnologia tem se mostrado um recurso quase necessário para uma grande parcela dos usuários mais frequentes da internet.

Entre em contato com a Telium, fale com a nossa equipe e descubra qual a melhor opção para o seu negócio.