Outsourcing – vale a pena?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/07/2022 às 11:00

Aqueles do mundo empresarial muito provavelmente já estão bem familiarizados com o conceito. Afinal, a prática do outsourcing é bem corriqueira no mercado, sendo utilizada por boa parte das corporações.

O termo, em português, é popularmente conhecido como “terceirização” e consiste na obtenção de bens e serviços de um fornecedor externo. Ou seja, ao invés de uma empresa lidar com a limpeza de seus escritórios, eles contratam uma outra empresa especializada na função para realizar a tarefa.

Outro exemplo, dentro da área de tecnologia, temos a modalidade de terceirização de softwares, que é quando a empresa assina determinado programa em detrimento de desenvolver a própria solução internamente.

Isso traz grandes vantagens, principalmente na área de expertise e redução de custos.

Uma empresa especializada em softwares de controle financeiro terá maior capacidade de propor uma solução do que um supermercado que apenas utiliza o sistema.

Por que terceirizar?

O primeiro grande motivo para terceirização está no crescimento da empresa. Muitas vezes, um crescimento rápido impede que ela consiga se manter apenas com a equipe interna, exigindo força de trabalho pré-treinada de empresas terceirizadas.

Além da equipe interna, a infraestrutura da empresa também precisa acompanhar o crescimento, é nesse ponto que o outsourcing de equipamentos se torna interessante.

Essa modalidade, além de suprir rapidamente a empresa, também traz vantagens financeiras consideráveis do que adquirir os equipamentos por conta própria.

Terceirizando equipamentos

O outsourcing de equipamentos é um recurso valioso no mercado atual, especialmente com um grande volume de startups e empresas emergentes ganhando espaço.

As vantagens aqui são bem consideráveis em relação à aquisição de equipamento próprio, tanto pela questão financeira, quanto operacional.

A primeira delas é a assistência especializada, ou seja, por trás dos equipamentos existe uma equipe de suporte capacitada. Dessa forma, mesmo com algum possível problema, a empresa não depende da garantia do fabricante.

Outro ponto muito favorável é a escalabilidade, que geralmente é facilitada pela empresa contratada, que possui interesse em aumentar o contrato. Isso se traduz em agilidade e eficiência na hora de expandir os negócios, podendo contar com uma infraestrutura tecnológica prontamente disponível.

Por fim, temos as facilidades de atualização. Enquanto uma empresa que é dona dos seus equipamentos precisa se desfazer das máquinas antigas e investir em novas, uma empresa especializada já tem o equipamento novo em mãos e um destino apropriado para os obsoletos.

Efetivamente, utilizar do outsourcing de equipamentos reduz em muito o tempo para manutenção, troca e atualização de equipamentos, diminui custos com T.I e aumenta a eficiência da empresa como um todo.

Quando não terceirizar

Existem poucos casos que apresentam poucas ou nenhuma vantagem na contratação de serviços de outsourcing e envolvem serviços ou equipamentos cruciais. Geralmente, empresas visam ter seus profissionais de atividade fim dentro da própria equipe para reduzir o risco de perda de membros valiosos.

Escolhendo o fornecedor

Outsourcing é uma prática valiosa para muitas empresas e pode ser para a sua. A Telium possui uma equipe pronta para avaliar suas necessidades, entre em contato conosco e conheça todos os serviços que podemos oferecer para sua empresa!