O que significa TICs afinal?

Autor: Telium Networks, 20/05/2022 às 11:00
O que significa TICs afinal?

O uso da tecnologia está cada vez mais difundido e coisas que antes pareciam pertencer ao mundo da ficção científica viraram rotina para a maioria das pessoas.

Um dos principais ramos de tecnologia é a comunicação. Afinal, se nos anos 50 nos maravilhávamos com os comunicadores em “Star Trek”, hoje temos algumas opções ainda mais impressionantes.

Se por um lado a exploração galáctica ainda está distante, nosso planeta nunca esteve tão “pequeno”. É fácil conversar com pessoas do outro lado do mundo e observar diversas capitais ao mesmo tempo por meio de câmeras de segurança.

É nesse contexto de tecnologia e comunicação que surge o termo TIC, e talvez, você até já tenha imaginado o significado, não é?

 

O que é TIC?

TIC é uma sigla para “Tecnologia da Informação e Comunicação”, fazendo referência ao conjunto de processos, hardwares, softwares e funções de telecomunicações que proporcionam a automação de comunicação e processos.

Essas tecnologias foram impulsionadas com a popularização da internet no fim dos anos 90 e a maioria das pessoas já convivem com TICs no seu dia a dia.

 

Exemplo de TICs:

·        Computadores;

·        Notebooks;

·        Câmeras Digitais;

·        Pendrives;

·        Cartões de memória;

·        Websites;

·        E-mails;

·        YouTube;

·        Redes Sociais;

·        ETC.

 

Os TICs estão presentes de maneira generalizada, o que não significa que não existam aqueles que são muito específicos. Por exemplo, ferramentas de gestão para o comércio ou segurança para empresas financeiras são exemplos de TICs com um propósito específico.

 

TICs aplicados

O conceito de TIC é um tanto abrangente e isso pode confundir um pouco, mas basta racionalizar sobre a aplicação da tecnologia para entender exatamente o que são e suas aplicações.

Por exemplo, ferramentas de comunicação como e-mails, aplicativos de mensagens, sites e redes sociais podem ser colocados em uma mesma categoria pela finalidade que apresentam.

Já as ferramentas de texto como o word e os drives em nuvem de armazenamento incorporam a categoria de ferramentas de trabalho. Além destes, temos as ferramentas de gestão, ambientes virtuais, plataformas e muitas outras categorias que se enquadram como TICs.

O uso e aplicabilidade é praticamente infinito e a expansão digital só tende a criar novas possibilidades!

 

 

Nuvem de tags