O que é GPON? Comunicação de 1 gigabit por segundo!

Autor: Telium Networks
Publicação: 19/08/2022 às 11:00

Mais rápido é sempre melhor, não é?

Bom, se você estiver em um veículo, limites são prudentes, na internet, por outro lado, sim, mais rápido é sempre melhor!

Não é por acaso que bilhões e bilhões de dólares são investidos anualmente para desenvolver novas tecnologias de conexão mais rápidas e eficientes.

Esse retorno em velocidade se traduz em melhor eficiência em praticamente qualquer setor que utilize a internet. Das pesquisas espaciais da NASA até a caixa registradora do mercadinho de bairro.

Praticamente todos se beneficiam de uma conexão mais rápida.

Hoje, é comum links de 125, 250 e até 500Mb/s de velocidade, e para o usuário que conviveu com a internet discada, 500 megas de internet parecem bem mais do que o suficiente, no entanto, assim como a velocidade aumenta, o volume dos arquivos também aumenta, exigindo maior performance.

Com isso em mente, não é incomum pensarmos que sempre dá para ir um pouquinho mais rápido.

O resultado dessa ideia é o GPON!

 

O que é PON?

Vamos deixar o “G” de lado por um momento.

PON significa “Passive Optical Network” ou “Rede Óptica Passiva”, fazendo referência à utilização de fibra óptica para construir redes.

Nessa tecnologia, a transmissão de sinais de luz é feita entre dois pontos, sem intermediários: ONU (optical network unit), o cliente e OLT (optical line terminal), o concentrador da rede.

Isso significa que não há energia elétrica na rede, uma vez que não existem dispositivos entre o fornecedor e o receptor do sinal de rede, efetivamente reduzindo a zero a chance de problemas por surtos de tensão entre os aparelhos, além de permitir um tráfego muito mais distante.

“G”

O “G” da sigla “GPON” significa “Gigabit”, fazendo referência à velocidade de transmissão de dados, muito maior do que outras tecnologias

Diferente do “EPON” ou Ethernet Passive Optical Network que é o método mais comum de conexão, o GPON possui algumas diferenças relevantes na forma em que opera.

A primeira delas é a quantidade de conexões por ponta, 128 contra 64 do EPON. O protocolo também é diferente, utilizando o ITU-T G.984 ao invés do tradicional Ethernet, além de utilizar um sistema de encapsulamento de dados.

Uma das principais diferenças, no entanto, é a forma em como os pacotes de dados são enviados, variando de 53 a 1518 bytes, o que permite um envio “personalizado” ao volume de informação, o que agiliza a transmissão de pacotes reduzidos.

 

Vantagens

As características do GPON garantem que ele tenha uma série de vantagens, como:

- Maior alcance: até 60Km entre OLT e ONU e 20km entre ONUs;

- Menor uso de fibras: por não ter equipamentos intermediários, há uma redução considerável na utilização de fibras, uma vez que a conexão é ponto a ponto;

- Menor consumo de energia: o número reduzido de equipamentos também se traduz em menor consumo energético;

Controle e monitoramento facilitado.

 

Utilização

O GPON pode ser utilizado em diversas situações, substituindo e sendo preferido sobre o EPON e diversos casos, principalmente em situações em que eficiência e estabilidade são essenciais.

Se você busca um formato melhor para criar redes, vale muito a pena conferir as possibilidades do GPON.