Implementando o NIST cybersecurity framework

Autor: Telium Networks
Publicação: 25/10/2022 às 02:59

 

Para explicar o que é o NIST cybersecurity framework e como ele pode ser implementado na sua companhia é preciso compreender o contexto no qual ele surge e as dificuldades que busca suprir.

As inovações tecnológicas das últimas décadas criaram um cenário que proporciona uma série de possibilidades, técnicas, métodos e ferramentas que buscam prevenir, por outro lado, uma infinidade de diferentes tipos de ameaças digitais. Essas ferramentas, muitas vezes, podem ser incompatíveis, ou aplicadas de forma desconexa, diminuindo sua funcionalidade ou mesmo sendo a fonte de brechas nos sistemas projetados.

O NIST surge exatamente para isso, resolver a falta de padrão das estruturas de segurança cibernética.

NIST é uma sigla, em inglês é o nome do instituto – o National Institute of Standards and Technology, uma agência governamental não regulatória da administração de tecnologia do Departamento de Comércio dos Estados Unidos – que idealizou a estrutura conhecida como o NIST cybersecurity framework.

O NIST cybersecurity framework é um sistema que reúne um conjunto de práticas com o intuito de nortear as orientações de segurança e de como as empresas podem avaliar, mensurar e otimizar seu potencial para prevenir e reagir a ameaças virtuais.

Por oferecer a padronização dessas ações em nível de excelência, o NIST cybersecurity framework é utilizado por todo o mundo, seja por corporações ou entidades do setor público.

 

Os cinco eixos do NIST cybersecurity framework

A estrutura do NIST cybersecurity framework atua em cinco grandes eixos, ou funções, que serão listados a seguir.

 

Identificar

Atuar para aumentar a compreensão da organização e de seus componentes em relação à importância da segurança digital, e quais as ameaças sua negligência pode oferecer aos ativos como sistemas e dados.

 

Proteger

Aqui se desenvolve a segurança propriamente dita. A função de proteger engloba a proteção dos dados e informações do sistema da organização.

 

Governar

A função de governar se relaciona com a implementação do sistema NIST cybersecurity framework, buscando evidenciar as prioridades de segurança e da gestão de riscos.

 

Controlar

Esse pilar busca viabilizar o gerenciamento dos dados da organização para que seja possível monitorar vulnerabilidades e, consequentemente, permitir respostas rápidas a essas ameaças.

 

Comunicar

Para que toda a estrutura do NIST cybersecurity framework funcione, é preciso que todos os envolvidos estejam engajados e cientes sobre como os processos são executados. Por isso, a comunicação é um dos pilares desse sistema.

 

Todos esses pilares devem estar em conformidade com o processo de implementação do NIST cybersecurity framework, que é relativamente complexo e por isso pode se apresentar como um momento de atenção nas organizações.

Estar em conformidade com o NIST cybersecurity framework é seguir os padrões estabelecidos nas publicações do Instituto, que versam, entre outras questões, sobre violação de dados e tipos de proteção utilizadas nesses casos. Esses documentos são frequentemente revisados e atualizados, conforme novos padrões de segurança vão sendo introduzidos.

Atender o que elencam as publicações do NIST ajuda a garantir que todo o sistema da organização, junto com redes e dados da própria organização e de seus clientes estejam seguros. O que acaba trazendo uma economia de tempo e de recursos, a prevenção é sempre muito mais eficaz nesses casos!

A implementação do NIST cybersecurity framework possui 4 níveis, do parcial ao adaptativo, flexível de acordo com as demandas e capacidades de cada organização.

 

Fale com a Telium