Habilidades profissionais que um profissional de tecnologia precisa

Autor: Telium Networks, 31/03/2022 às 11:00

O mercado de tecnologia é amplo e cheio de oportunidades, não é surpresa o grande interesse de entrar ou migrar para o setor. Para isso, um conjunto de habilidades é requisitada pelos empregadores que buscam pessoas capacitadas para suas empresas.

Se você está buscando oportunidades nessa área, continue este artigo para descobrir quais habilidades você já possui e quais você ainda precisa desenvolver!

Conhecimento técnico

Requisito universal em qualquer ramo de trabalho, saber o que você está fazendo é imperativo! Nesse caso, você deve determinar a área que você deseja atuar e se capacitar de acordo.

Por exemplo, se você deseja ser um desenvolvedor, habilidades de lógica e conhecimento de linguagens se programação serão essenciais na sua atividade. Se por outro lado você deseja trabalhar com infraestrutura, conhecimentos de redes e segurança serão requisitados de você.

Uma dica neste quesito é buscar comunidades de profissionais em redes sociais e conversar com pessoas mais experientes que possam te orientar sobre qual o melhor caminho de aprendizado para o que você deseja!

Softskills

Softskills são habilidades “não técnicas” desejadas pelo mercado. Capacidade de liderança, inteligência emocional e comunicação são exemplos muito desejados por recrutadores das mais diversas empresas.

Essas habilidades garantem que além de um profissional técnico, as empresas tenham uma pessoa com capacidade de crescimento interno e que possa assumir papéis cada vez mais importantes. Não é à toa que a pauta ganhou muita popularidade nos últimos anos.

Recentemente publicamos um artigo totalmente dedicado às softskills que o mercado de tecnologia procura, por isso, se quiser entender um pouco melhor esse tema, clique aqui.

Idiomas

Outro requisito constante nos curriculums é o conhecimento de idiomas estrangeiros, começando pelo inglês. O mundo está cada vez mais globalizado e boa parte das empresas possui atuação multinacional, fazendo com que o conhecimento de outros idiomas acrescente muito ao seu apelo profissional.

Mesmo os programadores mais técnicos têm que lidar com times internacionais em trabalhos conjuntos, o que faz a necessidade de comunicação em outros idiomas, especialmente o inglês, fundamental.

Diferenciais

Por fim, dominar a sua área, ter um ótimo conjunto de softskills e domínio de idiomas estrangeiros irá te render uma ótima posição no mercado, porém, consegui o seu emprego dos sonhos pode depender de um último fator: os diferenciais.

É difícil fazer uma lista compreensiva de diferenciais, pois cada vaga e cada empregador é único neste aspecto. Aqui, vale buscar habilidades que complementem a sua área de modo que você possa interagir com diferentes setores com maior facilidade.

Ter algum diferencial no seu curriculum irá certamente atrair os olhos dos recrutadores mais exigentes!

 

 

 

 

Nuvem de tags