Fortinet – As vantagens dos next generation firewalls

Autor: Telium Networks
Publicação: 18/04/2022 às 11:00

Segurança é e sempre será um dos fatores mais importantes na informática e consequentemente para todo e qualquer usuário que dependa de tecnologia para operar, o que deve representar a vasta maioria das empresas atualmente.

Dentre diversos fatores de segurança, os firewalls são parte crucial para controlar o que entra e sai dos servidores de uma companhia, evitando que pacotes de dados maliciosos causem danos à empresa.

Os Firewalls

Traduzido como “parede de fogo” a ideia de um firewall é bem simples, criar uma parede digital que evita o trânsito livre de dados entre uma rede e outra ou entre uma rede e a internet. Dessa forma, somente arquivos com as chaves correspondentes às permissões pré-definidas pelo usuário podem entrar no sistema.

De certa forma, é como ter um ponto de pedágio na estrada que só deixa passar carros de determinada cor, modelo e ano, enquanto todos os outros são bloqueados.

Next Generation Firewalls

Ou NGFWs para facilitar, são versões mais modernas e eficientes dos firewalls, destinados às empresas que exigem níveis de segurança maiores e opções mais dinâmicas no controle de dados.

  • IDS e IPS: intrusion detection system e intrusion prevention system são funções que auxiliam nos filtros de pacotes e conteúdo, podendo analisar desvios das condutas realizadas comumente na rede e agir contra padrões de ameaças e ataques de inteligência baseados no comportamento dos usuários;
  • Proteção multicamadas: enquanto os firewalls tradicionais fazem apenas o controle de portas de acesso, os NGFWs conseguem implementar várias camadas além das portas que fazem diversas análises sobre a origem e natureza da transferência de dados, que deve estar dentre os padrões do NGFW para que possa ser executada;
  • Infraestrutura simplificada: ainda é necessário que exista uma aplicação de segurança para cada ameaça, porém, os NGFWs você pode atualizar e administrar os protocolos de segurança a partir de um único dispositivo, o que gera uma grande economia de tempo nas atividades diárias;
  • Proteção ampla: outra grande vantagem dos NGFWs é que eles possuem proteção em um amplo espectro da infraestrutura de TI, evitando ameaças como vírus, ransomware e spams, além de proteção de “endpoint”, ou seja, até as máquinas dos usuários. O que efetivamente elimina a necessidade de contar com outros softwares para realizar as mesmas funções (a não ser que você necessite de redundância neste aspecto).

NGFWs vs Firewalls

Enquanto sua rede residencial está muito bem protegida pela combinação do firewall do Windows com um antivírus de boa qualidade, o nível de ameaças que o ambiente coorporativo sofre é exponencialmente maior, assim como os recursos alocados por usuários maliciosos para causar danos a essas empresas.

Nesse ponto, a vasta gama de tecnologias disponíveis em um NGFW assim como as funções de segurança em nível de aplicação, como o IDS e IPS mencionados anteriormente, não só tornam a proteção muito maior como também facilitam todo o processo de gerenciamento.

Eliminar uma grande combinação de softwares por um único sistema que pode ser controlado de forma mais intuitiva significa um retorno de eficiência, produtividade e financeiro para a empresa.

Fortinet

Como uma empresa de telecomunicações com um amplo portfólio de serviços, a Telium atende clientes de diversos setores e tamanhos, por isso, trabalhamos com uma das melhores tecnologias de Next Generation Firewall disponíveis no mercado, a Fortinet.

O NGFW da Fortinet possui todas as funções necessárias para manter sua empresa em segurança, sendo constantemente atualizado contra as mais novas ameaças que surgem na rede.

 

Se você tem interesse em um serviço de proteção para a sua empresa, entre em contato com a Telium e conheça os serviços que nós podemos te oferecer!