Como estabelecer a cultura de segurança na sua empresa

Autor: Telium Networks
Publicação: 18/11/2022 às 11:00

Estabelecer uma cultura de segurança em uma empresa não é uma tarefa simples em nenhum cenário, pois mudanças culturais nunca são simples. Já ouviu aquela frase “a cultura come a estratégia no café da manhã”? Ela é de autoria de Peter Drucker, uma das grandes referências da administração e do planejamento estratégico. Em linhas gerais, ela quer dizer que se as pessoas da organização estão acostumadas a proceder e a se comportar de determinada forma, não serão apenas as ordens superiores que irão mudar o cenário, será necessário um esforço e convencimento diário, por meio de atitudes.

Quando falamos de segurança, não é diferente. Imagine, por exemplo, que a equipe responsável pela segurança da informação de uma companhia identifique que determinado procedimento deve ser alterado por trazer como consequência vulnerabilidades. As mudanças podem ser implementadas mais ou menos facilmente dependendo da cultura da empresa, do tempo de casa e flexibilidade dos envolvidos e outros fatores. Por isso, estabelecer uma cultura de segurança em sua empresa pode ser uma missão desafiadora.

Conscientização – o primeiro passo para uma cultura de segurança sólida

É muito mais provável que alguém atenda a uma norma trabalhosa, mesmo sem supervisão, caso ela realmente acredite em sua importância correto? Por isso, um dos pilares fundamentais para o estabelecimento de uma cultura de segurança forte em uma companhia é a conscientização.

Qualificação profissional

Agora, não adianta as pessoas estarem convencidas da importância de medidas de segurança, da implementação de processos determinados, se essa equipe não tiver a qualificação necessária para colocar em prática. Nesse sentido, é fundamental que uma companhia que queira desenvolver a cultura de segurança invista na formação de seus profissionais, possibilitando que eles atuem no mais alto nível, dentro de suas funções, mas também incorporando os requisitos de segurança adequados.

Constante desenvolvimento

Esse tópico é relacionado à qualificação profissional, porém mais abrangente. Não basta apenas a qualificação pontual da equipe ou a contratação de profissionais já gabaritados. O mercado ganha dinamismo todos os dias e as inovações aparecem hoje em ritmo exponencial, o qualificado de ontem é o defasado de amanhã. Por isso, o desenvolvimento contínuo do corpo de colaboradores de uma organização é fundamental, ainda mais no que se refere à sua segurança. Além disso, não é possível deixar de lado o investimento em softwares e sistemas que estejam atualizados em relação as ameaças mais recentes.

A segurança deve ser uma preocupação de todos os envolvidos!

Esses três pilares, trabalhados em conjunto vão ajudar, no longo prazo, sua organização a desenvolver uma cultura de segurança que vai permitir que processos, procedimentos e normas sejam incorporados ao cotidiano de uma forma natural e, mais importante, sustentável. A preocupação da segurança não deve vir apenas do nível estratégico da empresa, ela deve passar pelos níveis gerenciais, ou táticos, alcançando todas as pontas de uma organização no nível operacional para que sejam realmente eficazes. Caso contrário, o descuido de um profissional desmotivado, não sensibilizado com a importância com os cuidados em relação à segurança, pode colocar tudo a perder.