Cloud Backup: é seguro manter meus dados na nuvem?

Autor: Telium Networks
Publicação: 27/08/2020 às 10:18
Cloud Backup: é seguro manter meus dados na nuvem?

Nuvem, uma palavra que pode abordar tanto o aglomerado de gotículas de água e cristais de gelo suspensas no ar, quanto alta tecnologia no armazenamento de dados e recursos de sistemas computacionais sem a necessidade do gerenciamento ativo do usuário.

Se você pesquisar sobre o termo, verá que a opção de alta tecnologia aparece muito mais do que o sistema de nuvem natural, que é ótimo para armazenar água e fazer chover, mas não se relaciona bem com computadores.

Brincadeiras à parte, computação em nuvem é um dos temas recorrentes da década e já está amplamente difundido na sociedade utilizadora de tecnologia, sendo muito provável que você utilize serviços de nuvem sabendo ou não que eles são de fato serviços de nuvem.

 

O que é a nuvem?

Afinal, o que é essa tal de nuvem?

A ideia por trás da nuvem é simples: um ambiente em que você possa armazenar seus dados sem a necessidade de um componente físico local (HDs ou mídias físicas).

Dessa forma, os dados ficam armazenados em um ambiente digital, bastando ao usuário ter suas credenciais para a plataforma de nuvem escolhida e uma conexão estável com a internet para acessar as informações.

 

Como funciona a nuvem?

Para que o armazenamento em nuvem seja possível, é necessário que o componente físico exista em algum lugar, sendo eles os mega servidores de grandes empresas, além de alguns serviços privados de provedores.

Ou seja, essas empresas mantêm centro de dados com milhares de servidores funcionando full-time.

Para evitar problemas de disponibilidade, os dados dos clientes são distribuídos entre vários servidores no momento em que são salvos, de maneira que, mesmo com a falha de algum componente a informação não é perdida e pode continuar sendo acessada a qualquer momento.

 

Backup em nuvem

Como já ressaltamos algumas vezes aqui no blog, uma política de backup é fundamental para qualquer empresa, além de ser um dos componentes necessários àqueles que desejam ficar em compliance com a LGPD.

O backup em nuvem utiliza o mesmo princípio do simples armazenamento de dados, porém, é feito como política empresarial e controlado por uma equipe de TI especializada, garantindo confiabilidade e segurança muito maiores.

Mas o princípio é o mesmo, os uploads de dados são feitos da origem para a nuvem e ficam disponíveis 24hrs por dia para a empresa caso seja necessário.

Diferentemente dos serviços de backup tradicionais, não há equipamento físico armazenando os dados na empresa, o que evita uma série de custos com hardware e equipe especializados.

Outra grande vantagem do backup em nuvem é a segurança de ter uma companhia dedicada à essa tarefa e equipes especializadas disponíveis para quando o backup é necessário.

 

Meus dados estão seguros na nuvem?

A resposta pode surpreender, mas, depende.

Como tecnologia apenas, podemos dizer que a nuvem é segura.

Porém, a segurança real dos seus dados ou da sua empresa depende diretamente de quem está oferecendo esse serviço para você.

Ao avaliar um serviço de nuvem você deve buscar saber:

·       Se a empresa possui e como é composta a equipe de segurança de informação;

·       Qual o protocolo de segurança do data center físico da empresa;

·       Qual o protocolo de autenticação do usuário;

·       Os dados são criptografados?;

·       Como a empresa protege os dados em trânsito pela rede pública?;

·       Como o usuário é autenticado?;

·       Há certificações de segurança, quais?

Entender o funcionamento do serviço de backup em nuvem que está sendo contratado é entender o nível de segurança que você terá ao utilizar de serviço.

Quando você conta com um serviço que segue os mais modernos protocolos de segurança, com uma política de monitoramento adequada e uma equipe especializada, seus dados estão, provavelmente, muito mais seguros nesse servidor em nuvem do que estariam em uma colocação local física.

 

Quais os outros benefícios do backup em nuvem?

A aquisição do serviço de backup em nuvem de uma empresa de boa reputação traz consigo outros benefícios além da segurança, sendo eles:

·       Redução de custo, equipamentos e espaço: sem a necessidade de manter um servidor de backup físico, a empresa economiza na contratação da equipe, na aquisição de equipamentos e na necessidade de espaço para colocar o equipamento físico, ficando por conta do serviço terceirizado administrar esses recursos;

·       Colaboração: na nuvem basta a vontade do administrador para que seja garantido acesso para colaboradores externos à empresa, facilitando a coordenação de projetos colaborativos;

·       Escalabilidade: o serviço em nuvem acompanha facilmente o crescimento da demanda da empresa, à medida que é possível contratar mais espaço e serviços de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de trocar grandes volumes de equipamentos caros.

·       Mobilidade: como recurso é virtual, não importa aonde a empresa ou os colaboradores estejam, o acesso a nuvem pode ser feito de qualquer lugar, o que facilita a mobilidade dos funcionários e até mesmo da empresa como um todo.

O serviço de nuvem traz muitas vantagens para o universo empresarial e a Telium é uma empresa que segue na vanguarda da tecnologia e possui equipe e equipamentos de excelência para fornecer ao mercado o melhor serviço.

Entre em contato com nosso time comercial e solicite um orçamento que atenda as necessidades do seu negócio.