A importância da internet das coisas na saúde.

Autor: Telium Networks
Publicação: 12/08/2022 às 11:00

A internet das coisas já é um fato e está revolucionando a qualidade de vida das pessoas. A capacidade de se conectar e interagir com itens básicos do seu dia a dia por meio da internet torna a rotina muito mais confortável e conveniente.

Para a maioria de nós, essa comodidade é a principal característica que nos vem à mente quando pensamos na capacidade de uso da internet das coisas, no entanto, seu uso é muito mais abrangente do que o simples conforto.

Aqui e agora

Para o mercado, a internet das coisas abre possibilidades de trabalhos remotos complexos, fazendo com que atividades cruciais possam ser realizadas de forma ágil, sem a necessidade de planejamento extensivo com prazos e descolamento de equipe.

Dentro de fábricas, ela permite que os operários tenham um controle maior de todo o maquinário e maior versatilidade nas linhas de produção, enquanto no varejo, novas possibilidades de atrair novos clientes ficam facilmente disponíveis para empreendedores mais atualizados.

As possibilidades de eletrodomésticos e casa completamente inteligentes e integradas é um grande atrativo e, embora no começo da massificação, avança a passos largos.

Saúde

Enquanto a maioria de nós goza das facilidades ordinárias do dia a dia com a internet das coisas, existe um setor que está efetivamente mantendo pessoas vivas e saudáveis graças a esse avanço tecnológico.

Na área da saúde, a internet das coisas tende a ganhar grande protagonismo no futuro, sendo especialmente relevante para monitorar pacientes de risco e atuar de maneira mais eficiente.

Essas funções não são nem de longe complexas (e caras) como parecem, com várias delas disponíveis em apps e configuradas com acessórios como smart watches comuns que sejam compatíveis com a tecnologia.

Isso facilita com que o paciente monitore suas informações vitais e esteja em contato com seu médico para fazer os ajustes necessários no atendimento e/ou medicação.

Ainda nesse aspecto, a conexão dá à cuidadores, pais ou responsáveis de qualquer natureza, melhores condições para interagir e atender às necessidades do doente.

Dentro dos hospitais, especialmente aqueles muito grandes, a internet das coisas transforma completamente a forma com que a informação circula, tornando exames e dados cruciais disponíveis muito mais rapidamente do que outrora.

Resultados

O resultado da implementação da internet das coisas vai muito além do mero conforto, podendo salvar e mudar vidas. Por isso, tecnologias de conexão estão sempre evoluindo, buscando cada vez mais trazer novas possibilidades para nós.