5G no Brasil – Qual a nossa situação com a tecnologia?

Autor: Telium Networks
Publicação: 16/07/2021 às 11:00

Falamos muito de 5g nos últimos tempos, mas uma dúvida que permeia a mente de muitos leitores aqui do Blog da Telium é: “Cadê? ”.

Internet mais rápida, conexão mais estável e latência mais baixa. É claro que a grande maioria dos usuários está ansiosa pela chegada da nova tecnologia, e ela está já está chegando.

Status da tecnologia no Brasil

Atualmente estamos aguardando o leilão à empresa que ficará responsável pela implementação da tecnologia do Brasil. Segundo informações, o leilão já passou pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e o TCU (Tribunal de Contas da União) e deve ser finalizado ainda este mês.

Quando começará a funcionar?

O edital publicado coloca como responsabilidade da empresa responsável pela implementação da tecnologia, que o 5G Standalone, o padrão de maior qualidade, deve estar funcionando até o junho de 2022, ou seja, até a metade do ano que vem, as 27 capitais do Brasil deverão ter a tecnologia operante.

Quais os benefícios do 5g para o país?

O 5G tem sido tratado como uma ferramenta de grande importância para a indústria e deve gerar um enorme ganho de produtividade. A baixíssima latência do 5G permite que tarefas sejam realizadas a uma enorme distância sem atrasos, permitindo, por exemplo, que cirurgias possam ser realizadas do outro lado do país sem grandes riscos.

Claro, o público consumidor também deve se beneficiar de velocidades maiores de conexão, mas o principal uso do 5G estará na indústria.

Quais os benefícios do 5g para você?

Para o usuário doméstico, o principal benefício está na integração de equipamentos. Smart houses, por exemplo, que têm diversos aparelhos integrados, irão se beneficiar da qualidade de sinal.

A navegação na internet, no entanto, não deve sofrer mudanças perceptíveis para a maioria dos usuários com acesso 4g de boa qualidade. Aplicativos em geral já carregam de forma quase imperceptível, então, mesmo que uma página que carrega em 0,3 segundos, responda 100x mais rápido com o 5g, o usuário não irá perceber essa mudança.

É possível testar o 5g?

Enquanto não está completamente disponível, algumas operadoras têm disponibilizado pontos de acesso 5g em algumas localidades e você pode conferir diretamente com a sua operadora se ela fornece a experiência na sua localidade. Porém, é importante ressaltar que os locais de acesso ainda são bem limitados.

Desvantagens do 5G

Apesar das vantagens massivas em relação às tecnologias anteriores, o 5g tem uma desvantagem técnica. Por usar comprimentos de onda de menor alcance que o 4g, mais torres precisam ser instaladas com menor distância entre si, o que na prática pode elevar muito o custo de implementação da tecnologia.

Outro ponto crítico, é que a maior necessidade de antenas também abre margem para maior possibilidade de problemas, exigindo uma manutenção e monitoramento mais criteriosos.

Devo mudar para o 5g?

Dificilmente isso será uma “decisão”. O fato é que gradualmente os aparelhos passarão a aceitar a nova tecnologia e você irá integrá-la naturalmente ao seu dia a dia.