05 Novas tendências em TI - o que vem pela frente?

Autor: Telium Networks, 14/04/2022 às 11:00

A área de Tecnologia da Informação está em constante evolução, com mudanças de paradigmas inesperadas e as vezes contra intuitivas, por isso, é importante para qualquer profissional da área ou empresas que contratam esse tipo de serviço estarem sempre atentas às tendências que surgem no mercado.

Este olhar sobre as tendências de mercado permite que empresas possam ter de forma rápida as melhores tecnologias e profissionais para suas operações. Por isso, separamos algumas das tendências de TI mais relevantes em 2022!

Fique com a gente para conhecer nossa seleção do que vem pela frente.

 

1 – Poder computacional

2022 é um ano chave para uma explosão de poder computacional e isso se deve a uma soma de fatores que têm concluído seus respectivos desenvolvimentos nos últimos anos.

O primeiro deles é o avanço na infraestrutura de nuvem, que suporta uma maior quantidade de dados de forma muito mais rápida do que antes era possível. Dentro deste fator, temos a migração de diversas companhias para a nuvem, o que garante maior investimento no setor.

Em seguida, temos as novas tecnologias de processamento, que se beneficiam da concorrência acirrada entre Intel e AMD, além da entrada de novos players no mercado de processadores.

Por último, temos a consolidação do 5G e as primeiras vistas do 6G, aumentando exponencialmente a conectividade.

Com todos esses fatores em mente, reavaliar os sistemas da sua empresa e a eficiência da sua infraestrutura pode ser uma decisão crucial para não ficar para trás em produtividade.

 

2 – Realidade expandida

Talvez a distância física esteja ficando obsoleta, uma vez que um universo virtual pode trazer tudo e todos para perto de você. O Facebook, agora renomeado “Meta” foi uma das primeiras empresas a se comprometer com o universo virtual, o “Metaverso” é uma ideia para tornar interações virtuais tão próximas quanto possível da realidade, criando novos conceitos de entretenimento e possibilidades profissionais.

Algumas empresas já entraram a bordo e reservaram seu próprio espaço virtual dentro do Metaverso, para garantir que os usuários tenham acesso aos seus serviços mesmo dentro da realidade virtual.

Claro, enquanto a maioria das empresas não tem o poder econômico do Face...digo, Meta, para criar seu próprio universo em realidade virtual, a utilização de tecnologias de Realidade Expandida estão se tornando mais acessíveis e um mundo de novas oportunidades espera para ser descoberto.

 

3 – Confiança Digital

Transações e autenticidade no mundo digital foram um problema constante desde os primórdios da internet. Com a chegada do blockchain em meados de 2008, esse panorama começou a mudar, moedas digitais ganharam credibilidade e a segurança de informação ficou mais robusta.

Em 2021 vimos tecnologias como os tokens não-fungíveis (NFTs) e os registros distribuídos (DLTs) ganharem notoriedade no mercado como soluções para autenticar documentos virtuais.

Essas tecnologias permitiram a origem de todo um novo ecossistema mercadológico digital, criando valores que anteriormente só eram possíveis com propriedades físicas.

As tecnologias de confiança digital estão afetando diretamente as atividades de muitas empresas, sejam aquelas que usam essas opções para negócios com seus consumidores ou aquelas usam como recurso interno de segurança.

 

4 - Inteligência artificial

Mesmo para os mais desatentos fica óbvio a gigantesca capacidade de aprendizado dos computadores. Rapidamente os algoritmos entendem quais são os seus padrões de acesso e consumo e mostram para você diversas opções de conteúdo e produtos do seu interesse.

Isso é só a ponta do iceberg do que é a inteligência artificial.

Processos de automação virtual são necessários para qualquer empresa que tenha pretensões de crescer. Otimização é uma constante e a capacidade que elas têm entregue é além do que muita gente imaginava alguns anos atrás.

Por exemplo, você já tem softwares pilotando carros, cuidando de casas inteligentes, caçando criminosos e até mesmo operando atividades incrivelmente delicadas em um telescópio que está além da órbita da lua, com zero margem para erros!

Nem tudo, é claro, está à disposição do público, mas para os empresários existem opções muito atrativas que prometem otimizar diversas atividades!

 

5 – Computação quântica

Tem gente que torce o nariz ao ouvir a palavra “quântica”, mas prometemos que, pelo menos dessa vez, faz sentido.

A computação quântica utilizas princípios físicos de superposição, o que faz com que computadores operem além dos 1s e 0s tradicionais do código binário, utilizando estados probabilísticos em que os dados podem estar em ambos os estados até terem suas propriedades mensuradas. O conceito é incrivelmente complexo e seria necessário um especialista para explicar de forma mais aprofundada.

O resultado, porém, é uma capacidade de computar e calcular muitas vezes maior do que qualquer computador que temos atualmente.

 

Conclusão

Novas tecnologias estão em constante desenvolvimento e evolução, por isso, é importante termos sempre um olhar atento ao que está acontecendo. Se você busca maneiras de otimizar a conectividade e segurança virtual da companhia, entre em contato com a Telium, pois trabalhamos com os profissionais e tecnologias mais atualizados do mercado!

 

 

Nuvem de tags